Alumínio
O Alumínio é um metal leve, macio e resistente, muito maleável e dúctil, apto para a mecanização e fundição, além de ter uma excelente resistência à corrosão e durabilidade devido à camada protetora de óxido. Por ser um bom condutor de calor, é muito utilizado em utensílios de cozinha.
VANTAGES
1. EXCELENTES PROPRIEDADES DE USINAGEM
Alta velocidade de corte, 5 vezes mais rápido que a do aço;
Tempo de usinagem muito mais curto;
Menor desgaste;
Maior vida útil às ferramentas de corte;
Resistente a corrosão.
2. BAIXO PESO
A densidade do Alumínio equivale a 1/3 do peso do aço.
3. ALTA CONDUTIVIDADE TÉRMICA
4 vezes maior do que o aço;
Reduz a formação de tensões residuais internas.
4. ALTA CONDUTIVIDADE ELÉTRICA
10 vezes maior do que o aço;
Permite a usinagem do Alumínio por erosão.
O continuo desenvolvimento das nossas ligas de alumínio visa atender aos requisitos mais exigentes das indústrias. A liga apropriada para cada aplicação pode ser selecionada entre uma grande quantidade de materiais diferentes. O que a Império Metais apresenta ao mercado são ligas que foram desenvolvidas ao longo de anos de estudo, que oferecem ao seu projeto o melhor custo benefício, levando em conta propriedades mecânicas x
SEMI MANUFATURADOS
EXTRUDADOS - Os perfis de alumínio são utilizados em diversas peças. O setor automotivo e de transportes é, ao lado da construção civil, os dois segmentos que mais utilizam-se de extrudados. Entre as aplicações estão peças de motores, colunas etc.
CHAPAS E LAMINADOS
Podem ser vistas em toda parte, desde o piso dos ônibus, aos revestimentos externos, tampas, degraus, portas etc.
FUNDIDOS E FORJADOS
Encontram variadas aplicações na indústria de transportes. Cerca de 60% do consumo de alumínio nessa indústria correspondem a componentes fundidos, tais como caixas de câmbio, carcaça de motores e rodas para automóveis, entre outros.
SUSTENTABILIDADE
A reciclagem de Alumínio é o processo pelo qual ele pode ser reutilizado em determinados produtos, após ter sido inicialmente produzido. O processo resume-se no derretimento do metal, o que é muito menos dispendioso e consome muito menos energia do que produzir o Alumínio através da mineração de bauxita. A mineração e o refino deste requerem enormes gastos de eletricidade, enquanto que a reciclagem requer apenas 5% da energia para produzi-lo. Por isto, a reciclagem tornou-se uma atividade importante para esta indústria. O Alumínio pode ser reciclado tanto a partir de sucatas geradas por produtos de vida útil esgotada, como de sobras do processo produtivo. O alumínio reciclado pode ser obtido a partir de esquadrias de janelas, componentes automotivos, eletrodomésticos, latas de bebidas, entre outros. A reciclagem não danifica a estrutura do metal, que pode ainda ser reciclado infinitamente e reutilizado na produção de qualquer produto com o mesmo nível de qualidade de um alumínio recém produzido por mineração. Pelo seu valor de mercado, a sucata de Alumínio permite a geração de renda para milhares de famílias brasileiras envolvidas da coleta à transformação final da sucata. Desta forma, a reciclagem do Alumínio gera benefícios para o país e o meio ambiente, além de ser menos custoso de obter do que através da sua produção por mineração.
BENEFÍCIOS
1 - Econômicos:
- Fonte de renda para diversos tipos de mão-de-obra;
- Injeção de recursos na economia local;
- Grandes investimentos não são necessários;
- Economia considerável de energia elétrica.
2 - Sociais:
- Diminuição da quantidade de lixo nos aterros sanitários;
- O meio ambiente é menos agredido;
- Colaboração com o crescimento da consciência ecológica; Estímulo da reciclagem de outros materiais;
- Áreas carentes são beneficiadas com o aumento de renda.
3 - Políticos:
- Ajuda na composição do lixo urbano;
- Colaboração no estabelecimento de políticas de destino de resíduos;
- Adaptável a realidade de diferentes tipos e tamanhos de cidades.
APLICAÇÕES
- Ferramentas;
- Moldes e Matrizes de PET, PP, PVC e ABS;
- Indústria Bélica;
- Trocadores de Calor;
- Moldes de protótipos;
- Meios de Transporte: Como elementos estruturais em aviões, barcos, automóveis, bicicletas, tanques, blindagens e outros; na Europa têm sido utilizados com frequência para formar caixas de trens.
- Embalagens: Papel de alumínio, latas, embalagens Tetra Pak e outras.
- Construção civil: Janelas, portas, divisórias, grades e outros.
- Bens de uso: Utensílios de cozinha, ferramentas e outros. Transmissão elétrica: Ainda que a condutibilidade elétrica do alumínio seja 60% menor que a do cobre, o seu uso em redes de transmissão elétricas é compensado pelo seu menor custo e densidade, permitindo maior distância entre as torres de transmissão.
- Recipientes criogênicos até -200ºC
DIVERSIDADE DE APLICAÇÕES
AEROSPACIAL
AUTOMOTIVO
CONSTRUÇÃO NAVAL
INDUSTRIA BÉLICA
INDUSTRIA ELETRÔNICA, ELETROQUÍMICA E ESTRUTURAS
MOLDES E FERRAMENTAS
TRANSPORTES